Como limpar e nutrir a pele? Saiba sobre
- Carol Mendonça
- 10 de jan. de 2021
- 2 min de leitura

Dentre todos os impedimentos que enfrentamos em função ao novo coronavírus e, consequentemente, o isolamento social, muitas pessoas deixaram de lado os tratamentos estéticos.
Qual a importância de mantermos a boa higienização e nutrição da pele?
A higienização e nutrição significam saúde. Não adianta investirmos em tratamentos sofisticados quando não cumprimos uma rotina básica, pois isso afeta diretamente o equilíbrio e aspecto cutâneos.
Portanto, a manutenção da qualidade da pele começa com a limpeza da superfície e dos poros, que não permitirá acúmulo de impurezas da poluição, resíduos de cosméticos, maquiagem ou do sebo. O controle da oleosidade e do brilho também são possíveis através dessa limpeza (exceto em casos de hipertrofia sebácea ou acne).
Quanto à nutrição cutânea, essa começa na nossa alimentação: evitando “junk foods” e alimentos processados, e optando por alimentos orgânicos, ricos em enzimas, micro e macronutrientes, vitaminas, sais minerais e oligoelementos.
Em alguns casos, porém, estes nutrientes não refletem uma boa qualidade da pele. Cabe então ao médico prescrever, via tópica, ativos que combinem as vitaminas, antioxidantes, oligoelementos, peptídeos e outras substâncias pré-colágeno que irão oferecer viço, equilíbrio e firmeza, através desta nutrição cosmética. Em alguns casos de pele bem desvitalizada, com aspecto desnutrido, também se faz necessário o uso de suplementos nutracêuticos, de acordo com as necessidades individuais dos pacientes.
Como é a limpeza de pele ideal? Conseguimos fazê-la em casa?
O ideal é que mantenhamos a limpeza diária da nossa pele duas vezes ao dia (mais, somente se estiver praticando esportes). Utilizando sabonetes próprios para a região da face, de acordo com o grau de oleosidade e sensibilidade, massageando em movimentos repetitivos, diversas vezes, para que possamos remover bem as impurezas. Em casos de peles muito oleosas, o ideal é utilizar uma escova de limpeza facial, sendo ela elétrica ou não, cujas cerdas sejam higienizadas periodicamente.
Nos casos de limpezas mais profundas, com microdermoabrasão, o aconselhado é que sejam realizadas de modo quinzenal ou até mensal, para todos os graus de acne, presença de mílios e em todas as fases envelhecimento (pois a esfoliação remove células mortas e ativa a renovação celular).
Como podemos identificar sinais de uma má higienização da pele?
Existem alguns sinais mais evidentes de uma má higienização como: sujidade, cravos, “brotoejas” e brilho em excesso. Caso repare em alguns desses sinais, talvez seja a hora de rever seus hábitos de cuidados diários!
Comments